Cimbra

Cimbra

A Família Gioppo em sua origem proveniente do Povo de Rotzo e o Altiplano de Asiago e Bajan

O Cimbros (it, i Cimbri ) é a população situado no planalto de Asiago e particularmente na fração de Rotzo e de Roana duas cidades próximas de 6 a 5 quilômetros.

Os "Cimbri" eram descendentes das populações Germânicas que estabeleceram para baixo no Altiplano perto do ano 950-1000 dc.

a população Cimbra, num lugar muito isolado, manteve sua língua original (dialeto Alemão-antigo Bavária)  e poucos habitantes falam essa língua, permanece por mais de 1000 anos.Os Cimbra podia dizer que deram uma forma  de consorcio étnico territorial, isolado totalmente do resto dos italianos, é uma colônia secular,com sua própria língua,com sua opinião religiosa, costume e população.O povo de Rotzo e de Roana falaram sempre a língua dos "cimbra".Somente nos séculos 17 e 18 tão somente timidamente misturam com os italianos.Naqueles lugares da montanha existem até os dias de hoje ,limites de propriedade,escritos antigos diziam: "da cua vanti no sfe cercare ne vache ne femene", isto indica o alto grau de isolamento e pouco sociabilidade daquele povo.

A cultura esta sendo resgatada por muitos habitantes desse lugar,ha um museu,muita literatura,e uma busca para salvar o idioma Cimbra com curso para os interessados.Uma tragédia se sucedeu durante a 1° Guerra Mundial (1915-1918) quando os habitantes  foram deslocados para campo de batalha entre os compatriotas de mesmo solo.Diziam que os Alemães que acreditavam que iam invadir.. Para os Austríacos consideravam italianos rejeitados e para os italianos que achavam ser alemães.

Quando finalizou a guerra retornaram para sua casas,mas não eram mais  700 habitantes...O povo de Rotzo no seu melhores tempos teve sempre 2000 habitantes hoje tem aproximadamente 550 pessoas.

E os Gioppos fez parte dessa historia,um inicio pouco diferente dos demais italianos,no qual nos descendemos de Romanos-Latinos e também Germanos-Longobardos.Hoje em dia podemos ouvir falar do "Cimbro" em Rotzo, Roana, Lusern e mais alguma cidades escondidas nas montanhas.


Manolo Gioppo

 
© Copyright 2007 Gioppo.net - Todos os direitos reservados